Aconselhamento & Coaching Desportivo

Existem diferentes ferramentas de Coaching Desportivo disponíveis na Psicologia do Desporto e Exercício que permitem um desenvolvimento saudável e evolutivo das competências dos indivíduos (atletas, técnicos, equipas técnicas, direção e toda a restante estrutura que compõe e caracteriza a instituição, clube, associação ou entidade). 

As áreas de atuação da Psicologia do Desporto e Exercício podem ser diversas, tornando assim a sua intervenção e aplicação uma fonte de mudança e transformação no perfil de performance e comportamental de quem usufrui e beneficia das mesmas. De reforçar que as competências adquiridas e desenvolvidas são aprendizagens transversais a todas as áreas da vida dos indivíduos trazendo assim aos mesmos uma melhor qualidade de vida física e mental nos diferentes sistemas nos quais está inserido.

A Psicologia do Desporto e Exercício através do Coaching Desportivo permite-nos promover, potencializar e empoderar os indivíduos das suas capacidades e habilidades desportivas, permitindo diagnosticar, direcionar e especificar as competências a desenvolver e potencializar as mesmas através da aplicação de ferramentas e técnicas especificas.

 A sessões que promovem o aconselhamento e Coaching Desportivo podem ser adquiridas individualmente ou através de pack de intervenção.
(Na intervenção com atletas e treinadores, a sugestão é que as mesmas decorram numa periocidade e agendamento definido pela interação e pelos resultados que se vão obtendo)

 

INTERVENÇÃO INDIVIDUAL - ATLETAS

Elaboração do dossier do atleta, esta ferramenta de consiste num processo de diagnóstico em todas as dimensões e áreas de desenvolvimento humano de forma a ser traçado um perfil de performance onde se possam identificar competências a trabalhar e a desenvolver na obtenção de resultados e alto rendimento.

Empoderar e potencializar o atleta com o domínio de estratégias e ferramentas que potenciam o seu auto-conhecimento físico e cognitivo permitindo-o assim a aceder a concretizações e objetivos previamente planeadas e definidas.

INTERVENÇÃO GRUPAL (EQUIPAS)

Intervenções direcionadas para o desenvolvimento grupo como unidade, promovendo a coesão da equipa para a definição de objetivos e obtenção de resultados.

Estas técnicas de promoção de competências de grupo assentam em modelos de intervenção de dinâmicas de grupo, que consistem em exercícios psicológicos práticos que proporcionam aos grupos uma experiência pessoal e particular de aprendizagem e desenvolvimento que possibilita a tomada de consciência e a aquisição de novos modos de pensar, sentir e relacionar-se com os outros. Existem diversos tipos de dinâmicas de grupo que possibilitam trabalhar diversas dimensões como a comunicação, a coesão, a confiança, a auto-estima e a gestão de conflitos.

Implementar um programa de Team Building, que permita a evolução do grupo ao nível do envolvimento, da estrutura e normas do grupo.

Envolvimento do grupo distinguindo o mesmo de outros grupos, através da definição de papéis e normas (definir o nome do grupo, elaborar um plano com as normas do grupo, definir as funções e papéis de cada membro dentro do grupo tendo em conta os aspetos de personalidade e habilidades)

Estrutura do grupo (trabalhar a comunicação no grupo e estimular a convivência social entre os membros, realizar exercícios de grupo, organizar eventos de convívio)

Normas do grupo (corresponde à definição de objetivos do grupo, definir objetivos a curto-prazo e exigir algum sacrifício para a concretização dos mesmos, “um por todos, e todos por um”).

INTERVENÇÃO INDIVIDUAL TÉCNICOS (TREINADORES)

As competências e o trabalho a desenvolver é de um enorme valor pois permitirá que os técnicos também usufruam e beneficiem da promoção das suas competências através de programas e técnicas de desenvolvimento pessoal, adquirindo skills fundamentais para a gestão das suas equipas.

INTERVENÇÃO NA ESTRUTURA (DIREÇÃO, PAIS, PÚBLICO)

Esta intervenção caracteriza-se por ações e medidas de sensibilização que tragam informação e conhecimento sobre como as suas intervenções e comportamentos influenciam e definem o trabalho a desenvolver com as equipas, logo o sucesso do clube e atletas.